A cultura de um grupo ou instituição, especialmente numa rede de cooperação
empresarial, será fortalecida ou consolidada na medida em que se estabelece um
conjunto de práticas comunicativas que permitam o acesso a significados comuns,
os quais passam a nortear a ação das pessoas.
empresarial, será fortalecida ou consolidada na medida em que se estabelece um
conjunto de práticas comunicativas que permitam o acesso a significados comuns,
os quais passam a nortear a ação das pessoas.
Convém destacar que a rede de cooperação empresarial é composta de
múltiplas culturas e identidades, uma vez que é composta por diversas
organizações. Assim, pode-se concluir que a cultura dessa organização é
sustentada e incorporada cotidianamente pela interação dos indivíduos. Isso se dá
por meio das práticas disseminadas através dos instrumentos de comunicação dirigida, que reforçam a identidade ou identidades, uma vez que “[...] o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos.” (HALL, 2006, p. 13).
múltiplas culturas e identidades, uma vez que é composta por diversas
organizações. Assim, pode-se concluir que a cultura dessa organização é
sustentada e incorporada cotidianamente pela interação dos indivíduos. Isso se dá
por meio das práticas disseminadas através dos instrumentos de comunicação dirigida, que reforçam a identidade ou identidades, uma vez que “[...] o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos.” (HALL, 2006, p. 13).
A disseminação dos objetivos e valores comuns, os quais devem ser
compartilhados por todos da rede de cooperação empresarial, a divulgação para
visibilidade dos ganhos competitivos, assim como, a interação entre os participantes
dar-se-á pela gestão, em especial pela gestão da comunicação organizacional,
estabelecida através das práticas e processos comunicativos, que utilizam veículos
dirigidos para levarem mensagens específicas com vistas a atingirem os propósitos
organizacionais.
Nesse sentido, sugere-se que a comunicação dirigida propicia maiores
chances de se obter resultados positivos para os objetivos traçados, assim como
contribuir para o relacionamento que se pretende estabelecer, tendo em vista que o
conteúdo é adequado ao receptor da informação, proporcionando compartilhamento
de significados – essência do processo comunicativo.A comunicação dirigida
predomina nos dias de hoje e se caracterizada pela transmissão de mensagens a
um público, é um instrumento eficaz de boa comunicação, é realidade e tendência
(FRANÇA; LEITE, 2007), porque atinge diretamente o (s) público(s) de interesse da
organização.
Fonte;http://www.abrapcorp.org.br/anais2010/GT4/GT4_Correa.pdf
compartilhados por todos da rede de cooperação empresarial, a divulgação para
visibilidade dos ganhos competitivos, assim como, a interação entre os participantes
dar-se-á pela gestão, em especial pela gestão da comunicação organizacional,
estabelecida através das práticas e processos comunicativos, que utilizam veículos
dirigidos para levarem mensagens específicas com vistas a atingirem os propósitos
organizacionais.
Nesse sentido, sugere-se que a comunicação dirigida propicia maiores
chances de se obter resultados positivos para os objetivos traçados, assim como
contribuir para o relacionamento que se pretende estabelecer, tendo em vista que o
conteúdo é adequado ao receptor da informação, proporcionando compartilhamento
de significados – essência do processo comunicativo.A comunicação dirigida
predomina nos dias de hoje e se caracterizada pela transmissão de mensagens a
um público, é um instrumento eficaz de boa comunicação, é realidade e tendência
(FRANÇA; LEITE, 2007), porque atinge diretamente o (s) público(s) de interesse da
organização.
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