quarta-feira, 18 de maio de 2011

Exemplos de Comunicação Dirigida.

A proposta da comunicação dirigida é elaborar mensagens eficientes, eficazes e aptas a produzir os efeitos desejados ao público receptor.
para isso é necessário que conhecemos as principais ferramentas de comunicação dirigida e como utiliza-las.
São elas:

  • Correspondências: a importância do formato escrito, seja qual for o formato, carta, oficio, memorando e circulares, é transmitir um toque pessoalAs desvantagens desse meio são as seguintes. Não possui flexibilidade de uma conversa, pode causar interpretações equivocadas quando não escrita de forma objetiva e clara.
  • Mala Direta: pode ser considerado um dos veículos de maior eficiência, são eles: folhetos, revistas, cartas comerciais, convite, catálogo, livreto, propectos, questionário, folder, filipeta, volante.Sua desvantagem é alto-custo das peças.
  • Publicações (house-organ, revistas): um dos veículos mais antigos dentro das organizações;Seu objetivo é informar as políticas, diretrizes, as atividades da empresa. Sua desvantagem é ser dispendiosa, pois envolve mão de obra especializada, impressão e distribuição para confecção desse.
  • Relatório: esse instrumento é utilizado principalmente para informar aos acionistas. Ele é a síntese das atividades de uma organização.Suas vantagens são que ele apresenta de forma condensada todas as informações referentes à empresa capaz de atrair e satisfazer investidores. 
  • Discurso (lobby): é um veículo de comunicação dirigida oral de grande utilidade nas empresas. É importante evitar chavões, vocabulário rebuscado. 
  • Reunião: existem dois estilos. O primeiro é uma reunião informativa que tem objetivo de informar número de pessoas, sem caráter formal. O segundo tipo é a reunião de discussão e possui a finalidade, por meio cooperativo, de promover a solução de problemas práticos ou a formulação de diretrizes.Sua desvantagem é que seu excesso pode trazer desânimo.
  • Eventos: é um acontecimento planejado que acontece em uma determinada data e local. Sua desvantagem é alto custo, pois envolve um certo número de profissionais

  • Barra do Hollerith: um instrumento utilizado quando se deseja passar uma informação comum a todos os funcionários seja ela didático-educativa ou informativa. É um veículo com grande audiência, pois, geralmente, fazem leituras minuciosas desse, pois, ele vem no rodapé do contra-cheque.E a sua desvantagem é que pode ficar ocioso, após a entrega pode ficar, sem ser utilizado.

  • Quadro de Avisos: é um veículo de comunicação utilizado nas empresas para transmitir, aos funcionários, informações gerais.
  • Jornal Mural: suas características são: programação editorial/pauta diária, programação visual (recursos gráficos, fotos e ilustrações). Sua desvantagem é uma mídia de apoio e por isso não pode ser usada isoladamente.
  • Correio eletrônico e-mail /intranet: são véiculos de comunicação eletrônicas que são utilizadas de forma instantânea através da internet.As vantagens são dinamismo e baixo custo. Desvantagens é que não é um meio independente; precisa de outra para funcionar (internet).

2 comentários:

  1. É importante para nois futuros administradores saber que a comunicação dirigida pode proporcionar um bom desenpenho nas organizações que iremos gerir.
    Porque além de informar,podemos usar ferramentas que chamam a atenção do leitor

    ResponderExcluir