terça-feira, 24 de maio de 2011

Qual a importância da Redação Empresarial na Comunicação Escrita e Dirigida

A Redação Empresarial é de extrema importância  na comunicação escrita e dirigida, pois a mesma são textos produzidos no ambiente empresarial, como por exemplo,memorando, circular, comunicado, ata, mensagens eletrônicas, cartas comerciais etc...
Diante desses dados entende-se que a Redação Empresarial que é uma comunicação escrita e dirigida é  também uma ferramenta indispensável para qualquer profissional do meio organizacional, pois ajuda-o  a desempenhar seu papel na função que exerce. E sabendo-se que hoje a comunicação desses profissionais é feita cada vez mais por e-mail, fax, internet, cartas, memorandos, sendo que em diversas situações, necessitam delegar tarefas e dirigir pessoas. Por outro lado, mesmo sabendo como utilizar novas tecnologias e tendo o pleno domínio da informática, o desafio das organizações é se fazer entender de maneira concisa, clara, coerente, coesa, correta e elegante á informação.
Outra  importância da Redação Empresarial na comunicação escrita e dirigida que podemos destacar  é que por meio dela é possivel uma empresa:
  1. Solicitar: Requisitar, requerer, pedir, rogar, rogar com insistência, com urgência.
  2. Informar: Avisar, instruir, confirmar, dar parecer sobre o assunto.
  3. Documentar: Juntar documentos, provar determinado fato com documentos.
  4. Tornar o documento comum: é ser claro.
  5. Persuadir: É atrair, motivar o leitor a crer ou a aceitar determinada informação, respondendo-nos favoravelmente.
  6. Produzir respostas: É fazer com que o leitor nos responda.
Enfim, se faz necessario que as empresas utilizem de todos os recursos da Redação Empresarial para que a comunicação em todos os sentidos tenha o seu objetivo alcançado.

Referências:

iSecretarias.com

Um comentário:

  1. Ok gente. Mas acho que o texto pode ser melhorado. Tb não ví nenhuma referência aos trabalhos q vcs consultaram.

    Ernani

    ResponderExcluir