quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comunicação Organizacional.

A comunicação organizacional envolve a transferência de informações através de
hierarquia. Em muitos casos é informal e em outros assume carácter formal e escrito.
Esta é um processo através do qual a informação é transmitida numa organização e
também do qual surgem as relações entre os indivíduos que dela fazem parte. A
comunicação entre os diferentes elementos de uma organização fazem com que a
informação circule e as relações sejam criadas.

A Comunicação Organizacional é composta por: Comunicação Institucional (Relações Públicas); Comunicação Interna (Comunicação Administrativa) e Comunicação Mercadológica (Marketing), que segundo Kunsch ,pode ser administrada sob uma mesma direção. 
Para as organizações em geral, é muito importante a integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento do conceito institucional , mercadológico e corporativo junto a toda a sociedade. É preciso incorporar a idéia de uma comunicação globalizante, que nos ajude a compreender e acompanhar o ritmo acelerado das mudanças no Brasil e no mundo. Uma combinação parcial e fragmentada nunca conseguirá isso.
A comunicação organizacional deve ser conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, as estratégias, as táticas, as políticas, as normas, os métodos, os processos, os canais, os fluxos, os níveis, os programas, os planos, os projetos, tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional.(Rego, 1986, p. 105)