domingo, 10 de abril de 2011

O conceito...






Comunicação Escrita.

O objetivo e a finalidade da comunicação escrita é dizer algo que se julga importante a um interlocutor, numa carta ou há muitos em planfetos  e livros, entre outros.

  • Tipos de Comunicação Escrita:

Carta Pessoal   Esta carta ou bilhete ou recado é trocada entre parente e amigos. A sua característica mais importante é a informação: é necessário que o remetente consiga ser entendido. Local e data, saudação e assinatura são elementos obrigatórios para garantia da identificação necessária.

Carta Social   É a que é  trocada entre pessoas amigas, mas grande intimidade principalmente para apresentar felicitações  ou pêsames e fazer convites e comunicados. Trata se de carta com objetivo claro, e ao menos teoricamente assunto único. O remetente deve está atento, para  não ultrapassar esse objetivos misturando assuntos.

Telegrama   É empregue para envio de mensagens curtas de maneira  rápida.

Redação Técnica.  Neste tipo de texto, o aspecto pessoal é secundário e prevalece a clareza, a lógica, a concisão, de fácil leitura e de precisão de idéias.

Comunicação Dirigida. 

A facilidade da comunicação dirigida é grande e ele permite a sua personalização através de uma ferramenta muito conhecida: o e-mail marketing.
Existem vários públicos diferentes que uma mesma empresa pode atingir, cada um deles deve ser abordado com uma linguagem diferente e um conteúdo específico para que haja o fácil entendimento e que acerte nos seus desejos.

A facilidade da comunicação dirigida é grande e ele permite a sua personalização através de uma ferramenta muito conhecida: o e-mail marketing. É valiosa para os empreendedores, uma vez que é o canal direto estabelecido entre cliente e empresa.

Existem outras ferramentas muito eficazes para que haja umja boa comunicação dirigida como malas-diretas, correspondências, publicações, entre outros. Estabeleça em sua empresa as ferramentas que mais se adaptam aos seus públicos de interesse.

A mensagem para os públicos deve ser de maneira clara e objetiva, fuja das frases feitas e difíceis para o entendimento. Assim, será mais fácil de conseguir com bastante rapidez o feedback necessário para fazer um balanço das suas ações.

Cada vez mais, o uso da comunicação dirigida faz com que o relacionamento com o público seja mais próximo e fica mais fácil fazer com que eles consigam receber a mensagem de maneira correta, ou seja, o público entende perfeitamente a mensagem e a maneira como está sendo passada a ele.

É muito importante que a comunicação seja bem trabalhada. Sabemos que muitas vezes temos dúvidas parecidas com essas: “Como vou atingir determinado público?” ou “Qual a linguagem adequada para utilizar com aquele público?”. Vale a pena a pesquisa detalhada de cada público, saber mais sobre ele para que não ocorram falhas na comunicação.