Comunicação Escrita.
O objetivo e a finalidade da comunicação escrita é dizer algo que se julga importante a um interlocutor, numa carta ou há muitos em planfetos e livros, entre outros.
- Tipos de Comunicação Escrita:
Carta Pessoal Esta carta ou bilhete ou recado é trocada entre parente e amigos. A sua característica mais importante é a informação: é necessário que o remetente consiga ser entendido. Local e data, saudação e assinatura são elementos obrigatórios para garantia da identificação necessária.
Carta Social É a que é trocada entre pessoas amigas, mas grande intimidade principalmente para apresentar felicitações ou pêsames e fazer convites e comunicados. Trata se de carta com objetivo claro, e ao menos teoricamente assunto único. O remetente deve está atento, para não ultrapassar esse objetivos misturando assuntos.
Telegrama É empregue para envio de mensagens curtas de maneira rápida.
Redação Técnica. Neste tipo de texto, o aspecto pessoal é secundário e prevalece a clareza, a lógica, a concisão, de fácil leitura e de precisão de idéias.
Comunicação Dirigida.
A facilidade da comunicação dirigida é grande e ele permite a sua personalização através de uma ferramenta muito conhecida: o e-mail marketing.
Existem vários públicos diferentes que uma mesma empresa pode atingir, cada um deles deve ser abordado com uma linguagem diferente e um conteúdo específico para que haja o fácil entendimento e que acerte nos seus desejos.
A facilidade da comunicação dirigida é grande e ele permite a sua personalização através de uma ferramenta muito conhecida: o e-mail marketing. É valiosa para os empreendedores, uma vez que é o canal direto estabelecido entre cliente e empresa.
Existem outras ferramentas muito eficazes para que haja umja boa comunicação dirigida como malas-diretas, correspondências, publicações, entre outros. Estabeleça em sua empresa as ferramentas que mais se adaptam aos seus públicos de interesse.
A mensagem para os públicos deve ser de maneira clara e objetiva, fuja das frases feitas e difíceis para o entendimento. Assim, será mais fácil de conseguir com bastante rapidez o feedback necessário para fazer um balanço das suas ações.
Cada vez mais, o uso da comunicação dirigida faz com que o relacionamento com o público seja mais próximo e fica mais fácil fazer com que eles consigam receber a mensagem de maneira correta, ou seja, o público entende perfeitamente a mensagem e a maneira como está sendo passada a ele.
É muito importante que a comunicação seja bem trabalhada. Sabemos que muitas vezes temos dúvidas parecidas com essas: “Como vou atingir determinado público?” ou “Qual a linguagem adequada para utilizar com aquele público?”. Vale a pena a pesquisa detalhada de cada público, saber mais sobre ele para que não ocorram falhas na comunicação.